Na Mídia


Imagem inline 1

SANTANA CAMINHA PARA TER O SEU PLANO DE BAIRRO

Carmel by-The Sea - 20/Set/2012.


A experiência bem sucedida do Plano de Bairro de Perus, junto à metodologia desenvolvida pelo SENAC, são duas bases sólidas para a criação do Plano de Bairro de Santana. A união dessas duas frentes está sendo articulada pela associação Portal de Santana. O pontapé inicial se deu em reunião com presença de cerca de 20 pessoas.
Reunião sobre o Plano de Bairro de Santana.
As diretrizes do Plano Diretor da Cidade propõem que os bairros criem os seus planos próprios, considerando as características locais, e engajando os moradores nessa construção. Quando o cidadão dá o primeiro passo para fora de sua casa, ele se encontra na sua rua, que é parte integrante do seu bairro. Esse espaço, no conceito dos Planos de Bairro, se chama UAM - Unidade Ambiental de Moradia. A proposta de um Plano de Bairro é melhorar a qualidade de vida nas UAMs.
Há tempos Santana assiste à degradação contínua de sua parte mais próxima à Marginal e à Rodoviária do Tietê. Chamada por muitos de "Santana de Baixo", a região abriga uma grande lista de importantes equipamentos públicos e privados. No entanto as suas ruas não inspiram vontade de se passear por elas, estão praticamente abandonadas. Isso levou o morador Jorge Ifraim a cativar seus vizinhos e comerciantes locais, para a tarefa de ajudar o poder público a mudar esse quadro. Assim surgiu o Portal de Santana.
Em reunião no café Carmel by-The Sea, a arquiteta Elisabeth Carvalho Salgado, que trabalhou no Plano de Bairro de Perus, e Jorge Silveira Duarte, responsável pela área de Desenvolvimento Social no SENAC, conheceram um pouco da realidade do distrito, e as propostas iniciais do Portal de Santana, visando a criação do Plano de Bairro local.
Arquiteta Elisabeth à direita.
Plano de Bairro de Perus em livros.
Junto com Francisco Salgado, a arquiteta Elisabeth desenvolveu esse planejamento local participativo do bairro de Perus, que servirá como orientação para que a comunidade acompanhe as realizações. Esse trabalho foi inclusive transformado em dois livros que detalham o projeto. A arquiteta esteve na reunião para falar dessa realização, que teve a participação ativa do vereador Police Neto.
O SENAC, já há um bom tempo, desenvolve um trabalho de participação social, através de seus Planos de Desenvolvimento Local, construídos em Rede. Jorge Duarte apresentou esse conceito, e exemplificou com o bairro da Bela Vista, na capital, e as cidades de Itirapina e de Botucatu, com projetos avançados, com publicações já prontas.
A população aguarda uma nova gestão pública tomar posse, trazendo novidades. Porém é importante observar que a sociedade civil também tem responsabilidades. O terceiro setor pode e deve colaborar com o poder público para a melhoria da qualidade de vida da cidade. A construção de um instrumento de planejamento e ação locais, como os Planos de Bairro, é um passo importante nesse sentido.

Minudências:
@ O Plano de Bairro de Perus foi beneficiado, na sua realização, pela verba dos créditos de carbonos oriundos do Aterro Bandeirantes, localizado na região.
@ A Rede Social Zona Norte, já com dois anos de existência, é fruto desse projeto de desenvolvimento local puxado por todas as unidades do SENAC. No caso, pelo SENAC Santana. Clique AQUI para conhecer. http://www.znnalinha.com.br/rede/index.html
@ Pode-se pensar o Portal de Santana, região entre a av. Gal. Ataliba Leonel e a Marginal do Tietê, como uma das diversas UAMs - Unidades Ambientais de Moradia, que vão compor o Plano.
@ No perímetro "de baixo" do distrito de Santana encontramos, entre unidades públicas: o Centro de Zoonoses, o Coordenadoria Norte de Saúde, o teatro municipal Alfredo Mesquita, o Arquivo do Estado, o Parque de Exposições do Anhembi, o Pronto Socorro de Santana e a Rodoviária do Tietê.
     @ Entre empresas privadas, estão a UniSant´Anna, a Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas - APCD, o Colégio Luiza de Marillac, a PUC, todo o comércio local, além de novos prédios comerciais em obras.


http://www.znnalinha.com.br/santana/html/plano.html





-----------------------------------------------------------------------------


Matéria publicada ho Jornal da Tarde de 01 de setembro de 2011 - pag. 3A (Caderno CIDADE), onde o jornalista Fabiano Nunes entrevista Jorge Ifraim sobre o Projeto de uma Praça no trecho interrompido da Rua Paineira do Campo. Esta idéia foi concebida e consensuada genuinamente nas reuniões da APSA, e foi apoiada pela Rede Social Zona Norte, com a força da sua capailaridade e poder de mobilização.




---------------------------------------------------------------------------------


Em razão da repercussão da entrevista de 15 de maio (mais abaixo), Leila Navarro convida novamente Jorge e Camila para aprofundarem um pouco mais o tema das Redes Sociais - e falarem de uma ação concreta de organização da Sociedade para a melhoria da Qualidade de Vida de uma área específica -  neste caso, a Associação Portal de Santana. Participa também da conversa o palestrante internacinal José Maria Gasalla,. especialista no tema "Direção por Confiança", tendência atual no mundo corporativo. Foi ao ar na Rádio Mundial  (95.7FM) dia 17.07.11 às 14h30.

http://www.podcast1.com.br/canais/canal934/15-07-LEILA_NAVARRO_-_Jorge_Ifraim(1).mp3

-----------------------------------------------------------------------------

Entrevista Jorge Ifraim e Camila Rizzo


Jorge Ifraim e Camila Rizzo falam sobre redes sociais como forma de interação horizontal.
Jorge Ifraim é networker, empreendedor, consultor empresarial na área de Negócios e T&D (Treinamento e Desenvolvimento e Camila Rizzo Chiarantano coordenadora dos Programas “Rede Social” e “Desenvolvimento Local” no Senac Santana.
Redes Sociais são formas de interação horizontais (não-hierárquicas), policêntricas, auto-organizadas, dinâmicas, ao contrário das estruturas verticais (família, trabalho, escola, etc.), que são hierarquizadas.
Há um ano constituiu-se a REDE SOCIAL ZONA NORTE uma iniciativa catalisada pela área de Desenvolvimento Social do SENAC Santana, que tem como objetivo integrar pessoas e organizações e criar um ambiente propício para a concretização de propostas que beneficiem a região.
Confira este programa que ainda tem a participação especial do professor José María Gasalla!

Clique aqui para ouvir ou baixar o programa



-----------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------
 

Mais uma matéria escrita pelo jornalista Eduardo Britto falando da necessária requalificação urbanística da "Santana de Baixo". A Associação Portal de Santana (APSA) objetiva o Desenvolvimento Local deste quadrilátero citado na matéria, mas também de toda a área adjacente - da Ponte da Vila Guilherme até a Ponte da Casa Verde, pois não queremos nos tornar uma "Belíndia" - "ilhas" de "Bélgicas" cercadas por "Índias" por todos os lados. Só uma solução com um foco abrangente e sistêmico será satisfatória
Destaca nossa reivindicação de transformar o trecho da Rua Paineiras do Campo (sentido Rua Voluntários da Pátria para a Praça Campo de Bagatelle) - que segundo o subprefeito não mais será reaberto ao tráfego de carros - num praça, com jardins, equipamentos de ginástica para a Terceira Idade, um pequeno palco (ou coreto), pista de cooper, etc. E, quem sabe, batizá-la de "Ayrton Senna da Silva" - que morou na sua infância a cerca de 500m do local.

para ler a mátéria na página original clique aqui



-------------------------------------------------------------------------------------------------


14-BIS: RESTAURADO O MARCO DE ENTRADA DA ZONA NORTE

Praça Campo de Bagatelle – 22/Jun/2011


Com a presença de três “gerações” de administradores públicos locais, foi entregue à população o restauro da réplica do avião 14-Bis, referência na principal rota de acesso à Zona Norte.

Santos Dumont, cel. Marins, subprefeito Teixeira, eng. Cimino e cel. Silva.

O engenheiro civil Murillo de Arruda Cimino, hoje com 83 anos, era administrador regional de Santana em 1974, e se orgulha de ter trazido para a região essa homenagem a Santos Dumont, pai da aviação. “Foi uma idéia do então prefeito Figueiredo Ferraz. Quando ele deixou o cargo, pediu para a ‘peteca não cair’”, lembrou Cimino, que levou a proposta adiante. “Foi quando mudou o nome do local, de praça do Bandeirante para praça Campo de Bagatelle, que foi o local em Paris onde o 14-Bis voou”, contou.

O coronel da reserva Marins era prefeito da Aeronáutica em 2006, e foi responsável pela primeira reforma da réplica do 14-Bis. Porém nos últimos anos uma série de depredações e furtos praticamente destruiu esse marco representativo. Foi quando a subprefeitura Santana-Tucuruvi, em parceria com a Aeronáutica, deu início ao processo de restauro ora entregue.

Sérgio Teixeira, subprefeito de Santana - Tucuruvi, explicou que teve o apoio do brigadeiro Barros, comandante do PAMA – Parque de Materiais de Aeronáutica, para iniciar o restauro. Para a conclusão falta apenas as luzes coloridas que vão destacar o 14-Bis à noite. “Já temos a empresa que vai instalar a iluminação, e estamos fechando o projeto”, afirmou Teixeira.

Vista da praça Campo de Bagatelle, entrada da Zona Norte.

O subprefeito anunciou a execução de uma série de obras no eixo da av. Santos Dumont, desde a praça Campo de Bagatelle até a av. Braz Leme. Serão obras de drenagem, iluminação e paisagismo, inclusive utilizando recursos do projeto Florir, com o qual a prefeitura tem revigorado praças na cidade. “São 14 praças já em processo de execução, e a praça Campo de Bagatelle é para breve”, afirmou o subprefeito Teixeira.

A Associação Portal de Santana (APSA), grupo recém-criado de moradores e empresários da parte baixa de Santana, pretende apoiar o poder público na revitalização dessa região, e tem um projeto de transformar a metade da rua Paineiras do Campo, que foi fechada ao tráfego, em uma grande praça, que se uniria às áreas verdes da av. Santos Dumont. Jorge Ifraim, um dos coordenadores da APSA, teve informações de que esse sentido da rua (Voluntários – Campo de Bagatelle) não será reaberto para veículos. Um croqui de projeto já está sendo feito pelo arquiteto Gilberto Cordeiro, membro da APSA, para ser apresentado à subprefeitura.

Proposta da APSA: uma praça na parte interna (sem tráfego) dessa rua.


Minudências
@ De todas as pontes que acessam a ZN, a ponte das Bandeiras é a que está mais próxima do centro da cidade, sendo historicamente a ligação mais importante.
@ O eixo da av. Santos Dumont com ponte das Bandeiras e a praça Campo de Bagatelle, até a praça Heróis da FEB, na esquina com a av. Braz Leme, é um dos mais belos trechos do sistema viário da cidade.
@ O subprefeito Sérgio Teixeira afirmou que, ao lado do projeto Florir, a revitalização paisagística da av. Santos Dumont terá o auxílio das compensações ambientais que a Dersa tem que fazer, por conta da obra de ampliação da Marginal do rio Tietê.
@ A Aeronáutica esteve representada na entrega do restauro do 14-Bis, pelo coronel Silva, chefe da divisão administrativa do PAMA – Parque de Materiais da Aeronáutica.
@ Santos Dumont (1873-1932) é considerado o Pai da Aviação. Em 23/10/1906, há 104 anos, ele fez voar o 14-Bis, por 60 metros, no Campo de Bagatelle, em Paris.
@ A Associação Portal de Santana quer ser parceira do poder público na revitalização da parte baixa de Santana que, distante do centro do bairro, em área menos adensada, vive um processo de estagnação.
@ Porém a existência de diversos órgãos públicos, e a chegada de novos empreendimentos comerciais, dá confiança a um processo de revitalização.
     @ A área abrangida pela Associação Portal de Santana é o quadrilátero formado pelas avenidas Marginal do rio Tietê, Santos Dumont, Gal. Pedro Schneider e Gal. Ataliba Leonel, e av. Cruzeiro do Sul.


-------------------------------------------------------------------------------------------------
 -------------------------------------------------------------------------------------------------


O jornalista e gestor ambiental Léo Urbini descreve a importância das redes Sociais,e sua forma horizontal de operação, nas mudanças que esperamos na nossa Qualidade de Vida. Ressalta o caráter "interiorano" da Zona Norte paulistana, e seu sentimento de "pertencimento". Mostra a iniciativa da Rede Social Zona Norte, e da Associação Portal de Santana, que surge como uma sub-rede da mesma, com o mesmo "DNA" (busca do Desenvolvimento Local - nos aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais, estruturação em rede, integração do setor público, iniciativa privada e sociedade civil, etc.). Resgata a importância do "Pensar Global e Agir Local" - bandeira da ECO-92 (Rio de Janeiro) e conclui com a afirmação de que deixaremos para o mundo os filhos dos nossos exemplos.

Revista ZN  (Meio Ambiente - pag. 28) 



Um projeto inovador, de um vídeo-documentário chamado "Caminhos pro Interior",  seguindo o mesmo roteiro do texto ("Redes sociais em debate"), está disponibilizado em|:





-------------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Excelente matéria escrita pelo jornalista e historiador Eduardo Britto no Portal "ZN na Linha" (que está se tornando uma "agência de notícias" da Zona Norte), em que ele correlaciona dois acontecimentos distintos que possuem o mesmo eixo temático, que é a requalificação do bairro de Santana. E usa nosso slogan como título.

para ler a mátéria na página original clique aqui


-------------------------------------------------------------------------------------------------

"DA SANTANA QUE AMAMOS PARA A QUE MERECEMOS!"

Carmel By The Sea e Distrital Norte da ACSP - Junho/2011


As atenções se voltam para Santana - capital da Zona Norte, próxima de completar 229 anos. Santana é a principal porta de entrada para a ZN, razão do poder público e a sociedade civil se unirem, para melhorar a infra-estrutura e a qualidade de vida de seus moradores. Duas reuniões tiveram o distrito como foco.

Prefeito confere a Operação Delegada na r. Voluntários da Pátria.

Na noite de 13/06 cerca de 30 pessoas se reuniram no bar Carmel By The Sea, para tratar da revitalização de um pedaço esquecido de Santana, que é exatamente a sua entrada, no início da av. Cruzeiro do Sul e da r. Voluntários da Pátria. A proposta é criar a Associação Portal de Santana, para lutar por melhorias para essa região do "baixo Santana" que, apesar de esquecida, tem empreendimentos como o terminal rodoviário do Tietê, a UniSant´Anna, a Coordenadoria Norte de Saúde, o Centro de Zoonoses, o DEIC, uma nova unidade que surge da AACD, dois grandes hotéis, além de novos edifícios comerciais em obras.

Jorge Ifraim, engenheiro, membro do CADES Santana-Tucuruvi e da Rede Social Zona Norte, fez uma apresentação de propostas para a região. O lema da Associação Portal de Santana é "Da Santana que amamos para a que merecemos!". Entre as propostas para a revitalização, ganhou destaque a questão dos moradores de rua. Aproveitando o relativo esvaziamento da região à noite, trechos das avenidas Cruzeiro do Sul, Santa Eulália e Voluntários da Pátria servem de abrigo e moradia para moradores de rua, o que não contribui para a revigoração da área. O debate ao final da reunião pretendeu dar andamento a essa e outras questões que afetam a região.

Moradores de "Santana de baixo" em reunião.

Três dias depois, na noite de 16/06, a Distrital Norte da Associação Comercial de SP teve a presença do subprefeito Sérgio Teixeira, para falar do primeiro ano da Operação Delegada (OD) em Santana, além de outros projetos para a ZN. Um mês antes, no dia 18/05, o subprefeito acompanhou o prefeito Kassab e o coronel PM Marin, responsável pelo policiamento da região, pelas ruas de Santana, também em comemoração aos 12 meses da OD em Santana.

Sérgio Teixeira considerou que a r. Voluntários da Pátria, na região comercial de Santana, "estava inóspita, em absoluto desrespeito aos direitos do cidadão". Havia 800 vendedores ambulantes no local. Os poucos que tinham TPU - Termo de Permissão de Uso, já estavam com esse "alvará" invalido, por uso indevido. "Havia um problema de organização social", disse o subprefeito. Por isso, a estratégia foi ocupar posições antes da chegada dos camelôs, na madrugada de 30/05/2010. Desde então a r. Voluntários da Pátria, a partir do nº 1500, vive outra realidade, com floreiras nas calçadas, livres para os pedestres.

Subprefeito fala ao auditório lotado da Distrital Norte.

O auditório da Distrital Norte superlotou, pois foi anunciada a presença do secretário das Subprefeituras Ronaldo Camargo. De última hora ele não pode comparecer, o que obrigou o subprefeito Sérgio Teixeira a improvisar uma apresentação, o que foi feito com bastante sucesso. "Temos projetos de todo tipo, e em várias fases de andamento", disse o subprefeito. Ele deu destaque a cinco reconstruções de passeio, a reforma da praça Silvinha Araujo, ao lado do terminal rodoviário do Tietê; contenção de talude na r. do Tramway; a reforma da praça Agostinho Nohama, no Mandaqui; o início de planejamento de ampliar calçadas, enterrar fiação e renovar drenagem na r. Voluntários da Pátria - "será um shopping a céu aberto, da Conselheiro Moreira de Barros à Braz Leme", disse o subprefeito.

O subprefeito disse que já houve licitação para a obra viária que vai ligar a av. Cruzeiro do Sul até o Mandaqui, mas existem duas questões segurando início das obras: o licenciamento ambiental e a construção de um prédio residencial no início da r. José Debieux, bem onde passaria a avenida. Quanto ao alargamento da rua Darzan, da av. Braz Leme até a Gal. Ataliba Leonel, essa obra ainda está em fase de projeto.

Minudências
@ A Operação Delegada (OD) em Santana conta com 100 policiais PM, divididos em dois turnos de 50, das 8 às 22h. O policial trabalha no horário de folga da corporação, e não pode exceder 96 horas/mês de trabalho na OD.
@ A prefeitura paga essas horas. Trabalhando 96 horas/mês, cada policial aumenta a sua renda mensal em cerca de R$ 1.200,00.
@ Falando em Operação Delegada, os moradores da região do "Portal de Santana" sentem falta do policiamento da OD na região. Eles dificilmente descem para baixo da av. Gal. Ataliba Leonel.
@ O subprefeito Sérgio Teixeira disse que foi pedida a duplicação do número de policiais na Operação Delegada de Santana.
@ A Associação Portal de Santana coloca como uma de suas propostas a construção de um portal arquitetônico, marcando a entrada da Zona Norte.
@ Além do subprefeito, na mesa da Distrital estavam: João Bico de Souza, superintendente da Distrital Norte; José Luiz Verardino, subprefeito de V. Maria/ V. Guilherme; João de Fávari, diretor da ACSP; Aníbal de Freitas, vereador; David Fernandes, ex-superintendente da Distrital Norte; e Carlos Cesar Castiglione, delegado da Divisão Anti-sequestro da Polícia Civil.
@ João Bico de Souza, superintendente da distrital Norte, acaba de ser eleito membro da Comissão de Política Urbana de São Paulo. Foi eleito com 222 votos.
@ Foi homenageada a Divisão Anti-Sequestro da Polícia Civil, que há cerca de dois anos tem a sua sede na r. Benvinda Aparecida Leme, em Santana.
@ Santana vai completar 229 anos no dia 26/07, dia de Santa Ana.


-----------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------


Entrevista concedida ao Programa de rádio "Talento para ser feliz" de Leila Navarro na Rádio Mundial  95.7FM, abordando as Redes Sociais, com ênfase na Rede Social Zona Norte e na Associação Portal de Santana. Foi ao ar em 15.05.11 às 14h30.
http://www.podcast1.com.br/canais/canal934/15-05-Leila_Navarro_-_Jorge_e_Camila.mp3


________________________________________________________________

Redes sociais como forma de interação horizontal


Durante entrevista Jorge Ifraim, da Associação Portal de Santana, e Camila Rizzo Chiarantano falam sobre o trabalho de responsabilidade social que realizam. De uma forma diferenciada, evidenciando um novo paradigma, eles dão ênfase às redes sociais como forma de interação horizontal (não hierárquica), onde busca-se o diálogo ao invés da discussão, a cooperação substituindo a competição, o consenso no lugar da votação. Vale a pena conferir.

Programa “Talento para ser feliz”
Rádio Mundial 95,7 FM/660 AM
Todos os domingos, às 14h30.


Clique aqui para baixar ou ouvir a entrevista.

CONTATOS DOS ENTREVISTADOS

Jorge Ifraim,
networker, empreendedor, consultor empresarial na área de negócios e T&D, sócio da CARMEL by-the-Sea - "Ponto de encontro de cabeças-pensantes". jifraim@gmail.com
Camila Rizzo Chiarantano, coordenadora dos Programas de Redes Social e Desenvolcimento local no Senac Santana. camila.rchiarantano@sp.senac.br


http://www.leilanavarro.com.br/palestrante_radiomundial.php?idpod=19


MAI 20, 2011

Redes Sociais como forma de interação horizontal

No meu programa Talento para ser feliz da Rádio Mundial, conversei com dois poderosíssimos sobre as Redes Sociais: Jorge Ifraim, que é “networker“, empreendedor, consultor empresarial na área de Negócios e T&D (Treinamento e Desenvolvimento) e sócio da CARMEL by-the-sea – um “ponto de encontro de cabeças pensantes”; e Camila Rizzo Chiarantano coordenadora dos Programas “Rede Social” e “Desenvolvimento Local” no SENAC Santana.
Você sabe o que são REDES SOCIAIS? Diferententemente das estruturas verticais que encontramos no nosso dia-a-dia, estruturas hierarquizadas, tais como a família, a escola, o local de trabalho, as redes sociais são interações horizontais (não-herárquicas), policêntricas, auto-organizadas e dinâmicas. Trata-se de um novo paradigma, onde busca-se o diálogo ao invés da discussão, a cooperação substituindo a competição, o consenso no lugar da votação.
Ifraim e Camila trouxeram a experiência da Rede Social Zona Norte, uma iniciativa catalisada pela área de Desenvolvimento Social do SENAC Santana, Zona Norte, que visa integrar pessoas e organizações e criar um ambiente propício para a concretização de propostas que beneficiem a região. Acho um bom exemplo para outros bairros de SP, para outras cidades do Brasil e do mundo. É a sociedade civil se organizando e se mobilizando, com uma força poderosa que, para mim, é o único caminho para chegarmos a fazer de nossa “sociedade” uma “humanidade”. Adorei fazer esta entrevista e adorei esta matéria porque é real, é viável; não é marketing, é comprometimento, é participação.
Quando a gente vê soluções como a do Butão, num país de 700 000 pessoas, vê programas como oGlobo Repórter registrando essas organizações (vai ao ar hoje), quando a gente vê soluções como em 70 pequenas cidades da Toscana (“Cidades do Bem Viver”), a gente pensa: será que daria para fazer alguma coisa em grandes centros como São Paulo? Pois aí está. Rede social é a saída.
Não deixe de ver o vídeo e de ouvir a entrevista na íntegra para conhecer mais sobre as Redes Sociais e sobre o trabalho desenvolvido em Santana.
E para saber mais sobre a Escola de Redes e fazer parte do grupo de discussão a respeito, clique aqui.