sexta-feira, 8 de julho de 2011

Reunião de 04.07.11 - local: CARMEL by-the-Sea

A reunião começou às 19h15, com a validação do relato da reunião anterior, conforme postado no nosso blog. 



Passamos à proposta de pauta sugerida, com os tempos estimados para cada tópico – aprovada por consenso.


 
Como havia membros novos, Jorge fez uma rápida apresentação com os tópicos abordados na última reunião, para que todos estivessem alinhados em termos de informações.
Jorge então apresentou uma nova proposta: a implantação de uma praça na Rua Paineiras do Campo, na pista sentido Rua Voluntários da Pátria para a Praça Campo de Bagatelle, que, segundo informações que recebeu do subprefeito Sérgio Teixeira, não mais seria reaberta ao tráfego pela CET.








Esta proposta poderia até continuar pela Av. Santos Dumont (sentido centro-bairro), em frente ao Teatro Alfredo Mesquita,  Centro de Zoonoses (CCZ), passando pelos Drive-Ins (um já está desativado e outro está em processo), até a Av. General Leon Schneider (denominaremos “Praça B”).
Esta área encontra-se atualmente em estado crítico, pois conforme relatos dos funcionários da Coordenadoria de Saúde Norte, dispararam as ocorrências de assaltos e furtos. Também está se tornando um ponto viciado de descarte de entulho. E tem sido usada como estacionamento gratuito de ônibus, caminhões e carros.




Conforme Jorge, esta área hoje interrompida ao trânsito possui um comprimento de aproximadamente 320 m, com uma largura variável entre 14 e 18 m, o que totaliza cerca de 4.800 m2 . Isto sem contar a área da “Praça B” – bem maior e já gramada e arborizada – que poderia ser transformada em uma praça de verdade com custo bastante baixo.
A idéia é devolver o local ao cidadão, com a instalação de:
  • ·       equipamentos de ginástica para a “Terceira Idade”,
  • ·       barras fixas, pranchas para abdominais, barras para alongamentos, etc.
  • ·       jardins floridos,
  • ·       árvores com placas identificadoras do seu nome popular, científico, habitat, características,  etc (para educação ambiental)
  • ·       bancos (com braços ou formatos que dificultem serem utilizados como “camas”)
  • ·       iluminação
  • ·       pista de Cooper (cerca de 500m – possível aproveitamento do calçamento de cimento inter-travado já existente).
  • ·       um pequeno palco para apresentações culturais
E ressaltou que qualquer melhoria na área impactará na vida de mais de um milhão de pessoas, pois trata-se da porta de entrada de toda Zona Norte paulistana, onde estão as estações do Metro, Rodoviária Tietê, Parque Anhembi, Complexo Center Norte, etc.
Pedro Luis (Omnyportal) sugeriu que se decorasse o muro existente (da Oficina Municipal e da Coordenadoria da Saúde) com Grafitti – e enviou uma idéia de como poderia ficar:




Jorge acrescentou também que dois fatores podem nos ajudar a conseguir a viabilização da Praça:
  1. Projeto Florir – que objetiva criar uma impactante identidade paisagística na cidade, através da colocação de flores e plantas em praças e corredores viários (prioritariamente o Norte-Sul), e que segundo o subprefeito Sérgio Teixeira, já se encontra em implantação – com uma verba alocada de R$ 5 milhões.
  2. Termo de Compensação Ambiental da ampliação da Marginal Tietê – que destinou à nossa região cerca de 10.000 mudas de árvores – mais da metade desta quantia ainda não foi utilizada.

Informou também que o arquiteto Gilberto Cordeiro, membro da Portal de Santana, apesar de não poder estar presente por motivos profissionais, se comprometeu a elaborar um estudo e um croqui da nova Praça para aprofundarmos o tema em nossa próxima reunião e apresentarmos uma proposta mais concreta e elaborada  ao subprefeito.
Jorge então sugeriu que a Praça poderia se chamar “Paineiras do Campo” ou mesmo “Ayrton Senna da Silva”, em homenagem a um dos ídolos nacionais que morou a cerca de 500 m do local (na rua Aviador Gil Guilherme).


Também levantou a questão do muro utilizado no lado da rua  Voluntários da Pátria no terreno pertencente à empresa Telefonica. Rústico, feio e sem acabamento, desqualifica a área, além de se tornar local de descartes ilegais de lixo e entulho – e “banheiro” dos moradores de rua. Ressaltou que poderíamos procurar a área de Responsabilidade Sócio-Ambiental da empresa, uma vez que a continuação do fechamento com grades metálicas verdes (como já ocorre na lateral da Rua Gabriel Prestes) deixaria à mostra o gramado interno (que poderia ser enfeitado com flores e arbustos) – “integrando-se” à Praça que queremos, e valorizando tanto a região como o propriedade da empresa.




Dra. Samara Nascimento (sócia da SorriDente), apoiou as idéias, e disse que somente com o comprometimento  do pessoal da área conseguiremos nossos objetivos. Jorge aproveitou para ratificar que divulgar nossas causas e atrair mais atores sociais para nossas reuniões é tarefa de todos.


Ficou então decidido pelo grupo que o Projeto Praça seria a nossa “bandeira” neste momento– pois, além de ir de encontro com o nosso objetivo de melhorar a Qualidade de Vida da região, terá praticamente a unanimidade entre os atores sociais da área.
A questão dos moradores de rua, muito importante pois passa por vários dos nosso problemas (limpeza, segurança, mobilidade, etc.) – continuará a receber atenção especial de todos. Porém foi consenso que se trata de uma questão bastante complexa, por ter uma característica sistêmica, envolvendo toda a cidade - e exigir soluções multi-setoriais. Merece ser destacado o aspecto dos direitos humanos – que deve ser compreendido e respeitado. Será difícil chegarmos a soluções que agradem a todos.


No momento dos avisos gerais, o Dr. Octacílio Andrade Jr. (Delegado da 73ª. – Jaçanã), apresentou a ACAAPESP – Associação dos Consultores, Assessores e Articuladores Políticos do Estado de São Paulo, entidade da qual é Diretor do Departamento de Meio Ambiente. E sugeriu a aproximação das duas entidades (APSA e ACAAPESP) – pelas sinergias que podem desenvolver.
Também sugeriu que incluíssemos o tema das ciclovias, para interligar os Parques da região (por exemplo, Trote e Parque da Juventude) , o Center Norte, esta nova Praça, o complexo Anhembi/Sambódromo e a Av Brás Leme.


A Dra. Rita Camargo falou da importância da atuação dos Conselhos Tutelares na solução dos problemas da nossa região, e comunicou que será candidata ao Conselho Tutelar de Vila Maria / Vila Guilherme.
Fernando Santos (gerente da Yamaha / NorthWay) disse que costuma ter compromissos às segundas-feiras, mas buscará estar presente até pelo menos a primeira metade das reuniões.
Vera Agueda (Semear/Assoc. Mirante Jd. S. Paulo/RSZN) convidou a todos para os seguintes eventos: 
  • Encontro Pré-Conferência das Mulheres (Zona Norte)  08/07 14h Subprefeitura S/T
  • Festa Junina  Semear                     09/07   das 13h às 17h    Rua Pedro Cacunda, 547
  • Aniversário 73 anos Jd. S. Paulo   17/07   das 10h às 21h    Pça. Metro Jd. São Paulo
  • Arraial da Rede Soc. Zona Norte   30/07   das  12h às 19h   Parque da Juventude
 


Jorge então sugeriu que partíssemos para uma ação concreta: protocolar um documento na subprefeitura de Santana-Tucuruvi com nossas propostas (listadas na reunião anterior e ratificadas nesta), mais nossa nova "bandeira", a implantação da nova Praça. A proposta foi aprovada por unanimidade e será implementada o quanto antes.
Ficou decidido que nossa próxima reunião acontecerá dia 25 de julho (segunda-feira) às 19h. na CARMEL by-the-Sea.





Nenhum comentário:

Postar um comentário